segunda-feira, 9 de março de 2009

CIRCUS, CIRQUE, CIRCO








Não entendo se é uma questão de modas, se uma questão de tendências de uma mera coincidência ou um simples acto espampanante, ou seja, algo para chamar e captar a rápida atenção de terceiros... é isto que é o CIRCO, muito associado aos malabarismo, à excentricidade de acessórios, às luzes e ao som, o rufar dos tambores, os trapezistas, as cordas, o algodão doce, as pipocas, o cheiro a pó e a animais e no fundo a grande adrenalina sentida pelo espectador sentado calmamente na plateia ansiando o inicio do batoque, e a adrenalina sentida e vivida por aqueles que vão sair de trás da cortina e mostrarem-se não num palco alto e largo, mas sim num pedaço de chão com formato redondo e abaixo do nível da plateia ou seja, quase como se fosse uma arena... Isto tudo para dizer que ultimamente tenho sentido uma grande afluência por parte dos medias para com as artes circenses e é isso que não percebo, se é por mero interesse ou se estão a voltar os velhos tempo em que as pessoas não ficavam a ver a novela ou o filme em casa e iam ao circo! Contudo, não sei se os leitores(as) se lembram que há uns anitos atrás houve uma grande polémica devido às "condições de vida" em que eram criados e treinados os animais do circo... havia quem falasse que uns passavam fome, outros eram mal-tratados pelos treinadores, outros não tinham conforto a não ser uma jaula com chão em ferro, enfim... uma série de factores que fizeram, no meu entender, que as pessoas e a sociedade pensasse que o circo era uma forma de exploração da arte humana e deixasse este espetáculo um pouco à parte da realidade, no fundo, até poderia ser, mas há circos e circos... tenho pena que não se dê mais ênfase às artes performativas em Portugal, tenho pena que não haja mais apelo, mais participação da sociedade em salas de espectáculo português (cinema, teatro, circo, pintura,etc).... mas o nível de vida por vezes mal nos deixa margem de manobra para o essencial quanto mais para os "luxos" !
Mas continuando a falar da magia do circo, sim pq hoje até mudei a descrição do blog (O circo da Vida) e está a apetecer falar de circo vou dizer-vos que, para mim, o que mais me fascina naquelas mágicas tendas são os acrobatas em primeiro, os ilusionistas a seguir e por fim talvez os animais, tudo depende do tipo de circo e de performances que se estão a exibir, mas juro que a parte da acrobacia juntamente com um bom jogo de luzes e à mistura um bom chillout faz maravilhar, desprender daquela bancada e sonhar qualquer pessoa que se depare com aquela ilusão sentimental, sim pq aquilo é uma ilusão; durante o espetáculos tudo bem - encantados rimos batemos palmas e até temos medo talvez, mas por vezes orgulhamo-nos de ter pago o bilhete, vimos satisfeitos lá de dentro, os olhos brilharam e as mãos suaram, mas... chegamos a casa e percebemos que amanhã é outro dia e que de circo na nossa vida já resta o palhaço, que somos nós e que aquele momento foi bom enquanto durou e por isso somos os palhaços das nossas próprias vidas... mas isto será assunto para outros dias, pq hoje o circo é quem manda !!!



E tenho a dizer que aquelas roupas por vezes deixam muito a desejar a quem as veste... primeiro aqueles fatinhos justinhos das meninas das esparregatas e das cordas e arcos... depois aquelas plumas e penas das senhoras dos elefantes e entre outros fatos como aqueles cheios de lantejoulas ou até os sem fato, que vão de corpo e alma e nada mais ! Aqueles fatos, digo, que fazem sonhar qualquer criança, fazem libertar a criatividade a despertar a atenção de qualquer um... Tudo isto para dizer que ultimamente, o circo anda no grito, e q derrepente me deu a vontade de assistir a tal !!!

1 comentário:

  1. merece respeito enjaular animais e faze-los infelizes uma vida inteira?!

    'zona oeste'

    ResponderEliminar